sábado, 11 de abril de 2015

DONA DE RESTAURANTES É PRESA POR USAR ALIMENTOS DO LIXO

por RIUS
'Ela tinha ciência da periculosidade tanto que usava luva', diz delegado.
A proprietária dos restaurantes "Cheff", em Volta Redonda, no Sul do Rio de Janeiro, foi presa no fim da tarde de quinta-feira (9), por pegar alimentos do lixo de supermercados e levar para os estabelecimentos. De acordo com a Polícia Civil, os agentes investigavam a suspeita desde que receberam uma denúncia anônima com vídeos e fotos da ação da mulher.
“Nós recebemos informações de uma pessoa que se encontrou revoltada pela situação dela chegar num utilitário de luxo e disputar, junto com os catadores, o lixão do estabelecimento comercial. Revoltada, essa pessoa nos passou algumas filmagens e dados dessa pessoa. Então, por uma semana nós monitoramos, realizamos filmagens, observamos que ela pegava o material no lixo e depois conduzia ao seu estabelecimento. Ela foi abordada dentro do estabelecimento e confessou que começou a fazer isso há um mês e meio”, explicou Luís Maurício Armond, delegado da 93ª DP (Volta Redonda).

Ainda segundo a polícia, duas irmãs da suspeita, sócias dos estabelecimentos, prestaram depoimento e disseram que não sabiam da prática.

"Elas teriam atividades separadas, cada uma responsável pela aquisição de determinados alimentos. A parte relativa a hortaliças, legumes e frutas correspondia à que foi presa. Em tese, aparentemente, as demais não tinham conhecimento desse fato", disse Armond.

A mulher foi levada para a delegacia e transferida nesta manhã de sexta-feira (10) para Casa de Custódia Feminina, no Rio de Janeiro. Ela vai responder por dois crimes: contra a saúde pública e contra a relação de consumo.

"Serão ouvidas algumas pessoas que trabalham no estabelecimento. É certo que ela tinha ciência da periculosidade da existência de fezes, urina de animais que circulavam há bastante tempo no local, tanto que ela usava uma luva para catar esses alimentos", esclareceu o delegado.

A polícia informou também que as duas unidades do restaurante na cidade, no Centro e no bairro Aterrado, foram interditadas pela Vigilância Sanitária. (G1)