quarta-feira, 25 de março de 2015

AGENTES DE SAÚDE DA BARRA DOS COQUEIROS REIVINDICAM O PISO SALARIAL E A MANUTENÇÃO DAS GARTIFICAÇÕES.

Agentes de saúde e endemias participaram de sessão na Câmara para apresentar reivindicação e vereadores do prefeito se viram acuados e pediram suspensão da votação

PROJETO DE LEI 06/2014.
Os Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias da Barra dos Coqueiros, se mobilizaram ontem, 24, para participar da sessão na Câmara Municipal. Segundo os agentes de Saúde, a intenção foi pressionar os vereadores e impedir a votação do projeto de lei Nº 06/2015 que dispõe sobre a autorização para o Poder executivo pagar o Piso salarial nacional aos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate as endemias do Município de Barra dos Coqueiros e da outras providências. (regulamenta o piso salarial e a retirada das gratificações)

A votação ocorreria ontem em regime de urgência, "a toque de sino e a repique de caixa" retirando algumas vantagens dos profissionais da saúde. sem atender o que foi deiscutido em reunião com o Poder Executivo. Segundo informou o Vereador Gilvan Pintinho (PPS).

Na sessão realizada na Creche Mãe Rosa, os agentes de saúde e endemias do município ocuparam a bancada da Câmara Municipal. Após exaltação dos ânimos, a votação foi suspensa, e teve o apoio dos vereadores aliados do Prefeito, que são: Jorge Rabelo, Alberto Macedo e a vereadora Pastora Salete. O Vereador Gilvan Pintinho, gostou da presença do agentes de Saúde, que ajudou a pressionar para a bancada governista não aprovar o Projeto proporcionando perda para os agentes de saúde. A sessão de votação foi suspensa para ser realizada no dia de hoje, 25/03, para que os vereadores pudessem conversar com os representantes da categoria e com o Prefeito para ajustar o projeto de lei, que impõe perdas para os Profissionais da saúde.

 
O Vereador Gilvan Pintinho, explica que existe uma lei no município que determina a gratificação para os agentes de Saúde e endemias, mas o projeto de lei determina a retirada das gratificações e do trabalho para 40h semanais. “A lei foi aprovada na outra gestão, a prefeitura quer revogar essa lei. "Os profissionais querem marcar mais uma reunião para discutir as gratificações", disse o vereador.

Ainda segundo os representantes da categoria, a votação do projeto de lei nem mesmo seria anunciada à categoria. “Ficamos sabendo ontem [segunda-feira], e à tarde começamos a mobilizar o pessoal”, afirmou um dos agentes.

O atual piso dos agentes de saúde e endemias é de R$ 1.014,00 para iniciantes, mas todos tem conhecimento que esse valor já está defasado em Barra dos Coqueiros, e que o certo seria um piso maior.