sexta-feira, 28 de novembro de 2014

LEI PARA DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DE PROTETOR SOLAR PARA OS PESCADORES DA BARRA FOI APROVADA.

O PROJETO FOI  DO VEREADOR GILVAN PINTINHO E FOI APROVADO POR TODOS OS VEREADORES.
" Sou filho de pescador e no meu mandato vou sempre esta lutando pelas melhorias da Classe Trabalhadora, principalmente os mais necessitados e de Baixa-renda" disse Gilvan Pintinho, autor da Lei.
A Secretaria Municipal de Saúde de Barra dos Coqueiros, deverá distribuir gratuitamente, através dos postos de Saúde, protetor solar e bloqueadores para os Pescadores e Pescadoras do Município. É o que prevê o Projeto de Lei nº 14/04, apresentado pelo vereador Gilvan Pintinho(PPS) que foi aprovado pelos vereadores na Câmara Municipal de Barra dos Coqueiros, na sessão do dia 27 de novembro de 2014.

"Os Protetores e bloqueadores solares custam muito caro para os padrões salariais dos Pescadores e pescadoras da cidade. Muitas farmácias e drogarias concedem desconto em remédios, mas nunca nos preços dos protetores solares, que são, erroneamente, considerados bens supérfluos", justifica, o vereador Gilvan Pintinho.

Segundo a autor da Lei, sua proposta tem com objetivo beneficiar os trabalhadores da pesca que na maioria das vezes não têm condições financeiras para aquisição do protetor solar ou bloqueador para evitar a exposição aos raios ultravioletas do sol, responsável pela maior incidência de câncer de pele no Brasil. "Com a utilização de filtro solar pelos profissionais do Mar, inclusive pelas mulheres, as chances de desenvolvimento da doença são reduzidas em até 85% se os cuidados com a pele forem adotados desde do inicio dos trabalhos", afirma Gilvan


O Vereador lembra que o Instituto Nacional do Câncer (Inca) previa 119 mil novos casos de câncer da pele no Brasil. "Um número muito grande de pescadores e pescadoras e outros profissionais, garis, carteiros que já usufruem do benefícios - pode adquirir o câncer de pele por exercerem atividades que são desenvolvidas ao ar livre e sob radiação solar", alerta.

O projeto, foi aprovado e deverá ser sancionado pelo Prefeito Municipal.