sexta-feira, 13 de junho de 2014

BARRA DOS COQUEIROS ESTÁ ENTRE AS 10 CIDADE SERGIPANAS COM MAIS CASOS DE DENGUE. NOTIFICADOS E CONFIRMADOS

De acordo com os dados do Núcleo de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde (SES). é necessário que a população esteja atenta à proliferação do mosquito transmissor Aedes Aegypti

Conforme levantamento realizado pela SES, A Barra dos Coqueiros, está entre as 10 cidades sergipanas  que mais notificaram casos da doença até a primeira semana deste mês foram Aracaju (750 casos notificados e 357 confirmados), Itabaianinha (263 casos notificados e 50 confirmados), Nossa Senhora do Socorro (120 notificados e 24 confirmados), Estância (72 notificados e 10 confirmados), São Cristóvão (51 notificados e 27 confirmados), Barra dos Coqueiros (47 notificados e 9 confirmados), Umbaúba (39 notificados e 3 confirmados), Lagarto (29 notificados e 6 confirmados), Ilha das Flores (28 notificados e 6 confirmados) e Gararu (25 notificados e 10 confirmados).

Uma das preocupações é que a população continua exposta ao risco constante de disseminação da dengue, já que as fêmeas do mosquito permanecem fazendo o depósito dos ovos, que podem sobreviver por até um ano.
Com a chegada do inverno na próxima semana, a atenção no enfrentamento à doença continua. Embora o clima frio não seja favorável à proliferação do mosquito, que apresenta metabolismo mais lento, devido às baixas temperaturas, o controle é permanente.

"Independentemente da estação do ano em que estamos vivendo é importante que a população fique alerta, pois dengue é uma doença endêmica que ocorre durante todo o ano. Fatores climáticos favorecem sim as mudanças no comportamento da doença. O verão é muito mais propício para um aumento na ocorrência de casos de dengue, visto que o vetor (aedes aegypti) tem toda uma condição favorável para sua proliferação", explica Sidney Sá, gerente do Núcleo de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde.
Ela ressalta que as orientações de controle à doença não mudam de estação para estação, considerando que para o aedes aegypti se proliferar precisa de água. "Portanto é importante estar observando todos os lugares onde se acumula água e que não estão devidamente vedados e limpos", alerta.
Para atender a permanente demanda de controle do mosquito, o governo está com uma programação que inclui a aplicação de UBV (Fumacê) em 05 municípios sergipanos para este mês, além da Brigada Itinerante em quatro cidades.


Outra ação é a distribuição de larvicida para os 75 municípios e fornecimento de inseticida para uso em bloqueio de casos de dengue.
Sobre o número de casos de dengue, Sidney Sá observa que a atual conjuntura está dentro do previsto. "Podemos dizer que mantivemos a situação controlada nesse primeiro semestre de 2014  e esperamos encerrar o ano sem registrar epidemia", salienta.

Sidney Sá destaca a importância das ações conjuntas entre estado e municípios para evitar a doença, lembrando que as ações de controle e prevenção são de responsabilidade dos governos municipais. "O Ministério da Saúde enquanto ente federal repassa aos municípios recursos financeiros e materiais para que os mesmos possam desenvolver as ações de vigilância em saúde. O Governo do Estado de Sergipe desenvolve ações de parceria com os municípios fornecendo recursos materiais como o material  educativo (Folder, cartazes, filipetas, adesivos para os consultórios dos médicos, etc) e recursos humanos com a ação da Brigada Itinerante formada por 50 agentes de endemias", informa.

Ainda segundo Sidney Sá, o Governo do Estado também disponibiliza carros fumacê para os municípios que estão em risco eminente de ocorrência de epidemia.

Em relação ao controle doméstico de criadouros do mosquito, ela ressalta que os municípios desenvolvem as ações visitando diariamente os locais de maior risco e eliminando os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. As visitas são realizadas pelos agentes de saúde e de endemias. Ela lembra que além disso tem todo um trabalho educativo e informativo junto às escolas, principalmente.

"Sempre que há necessidade o governo do Estado disponibiliza para os municípios que estão em risco de epidemia o grupo de agentes que denominamos de Brigada Itinerante de Combate e Controle a dengue", reforça. Ela informa que até agora não há nenhum caso confirmado de dengue hemorrágica.
fonte:  Jornal do Dia