quarta-feira, 7 de maio de 2014

PREFEITURA E TAXISTAS DA BARRA NÃO ENTRAM EM ACORDO.


Publicada em 06/05/2014 às 00:52:00
Na manhã de ontem foi realizada na Prefeitura da Barra dos Coqueiros uma reunião extraordinária para definir a fiscalização a veículos que estariam transportando pessoas de forma irregular entre o município e a capital sergipana, Aracaju. Durante o debate envolvendo representantes da categoria e o prefeito Airton Martins, nenhuma solução foi definida pelo poder executivo municipal e isso contribui para que o impasse entre taxistas lotação e taxistas bandeirinhas continue causando insatisfação. Na semana passada a Ponte Aracaju - Barra foi bloqueada em ambos os sentidos por mais de 70 taxistas integrantes da Cooperativa de Taxi Lotação da Barra (Coopertalbarra), e a perspectiva é que um novo ato seja realizado no mesmo local até o próximo dia 15.

Segundo os manifestantes, a falta de fiscalização na região tem contribuído para que taxistas bandeirinha estejam trafegando livremente entre os dois municípios e isso trata-se de uma ação irregular conforme oficializado na legislação da Barra. Durante a reunião o prefeito informou que irá solicitar um apoio por parte da Prefeitura de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT/AJU) a fim de inviabilizar essas corridas irregulares. Apesar da promessa de ampliação nas fiscalizações e uma nova reunião entre Airton e representantes da SMTT para o próximo dia 14, muitos taxistas não avaliaram o encontro como positivo e dizem aguardar por uma melhor contraproposta, caso isso não aconteça, manifestações devem ser realizadas.
"Não temos o que comemorar ou parabenizar a prefeitura porque ele nos disse que vai pedir o apoio de um órgão público de Aracaju. Eu espero que os agentes possam nos ajudar nessa luta na capital, mas quem deve mesmo tentar resolver esse problema é o prefeito Airton Martins, mas isso não foi feito até agora", lamentou o presidente da cooperativa, Alexandre da Cruz. Durante o último final de semana um grupo de taxistas pretendia realizar um ato público após a reunião de ontem, caso o resultado não fosse avaliado como positivo. Apesar dessa esperada satisfação não ter sido apontada, a direção da Coopertalbarra conseguiu evitar a manifestação nesse primeiro momento.
"Decidimos não fazer nada porque estamos mostrando para o povo da Barra que estamos cautelosos e na esperança que alguma posição legal seja adotada pela prefeitura ainda nessa ou na outra semana. Não queremos empatar a vida de ninguém, queremos que a licença sindical seja respeitada, caso contrário vamos parar a cidade", pontuou Alexandre.
Conforme informações apresentadas pela cooperativa, atualmente a Barra dos Coqueiros possui 286 táxis bandeirinhas cadastrados e 100 lotações. Todos os taxistas apresentaram comprovante de residência locado no próprio município. Compartilhando com as declarações do presidente, o taxista Luciano Araújo disse que espera o apoio da população.
"Sabemos que com essa demonstração de solidariedade vamos juntos conseguir fazer o certo e punir os errados. Não queremos fazer mais um bloqueio da ponte e atrapalhar a vida das pessoas, por isso pedimos esse apoio. Juntos iremos conseguir uma fiscalização permanente", disse.
O encontro agendado para o dia 14 será realizado na sede da SMTT entre o superintendente Nelson Felipe, a diretoria de trânsito da capital, o prefeito Airton Martins e o secretário de Transportes, Gilvan Mecenas. Até à tarde de ontem a direção da Coopertalbarra não havia sido convocada para a reunião.
fonte: Milton Alves Júnior
miltonalvesjunior@jornaldodiase.com.br