quarta-feira, 21 de maio de 2014

ALTO RISCO DE UMA EPIDEMIA DE DENGUE É ANUNCIADA PARA A BARRA DOS COQUEIROS.

CARROS VELHOS ABANDONADOS ATRÁS DA QUADRA DE ESPORTE CAPITÃO JUCA, SERVE PARA A PROLIFERAÇÃO DOS MOSQUITOS E POPULAÇÃO DE BARRA DOS COQUEIROS TEM QUE FICAR EM ALERTA!
CARROS ABANDONADOS  ATRÁS DA QUADRA POLIESPORTIVA "CAPITÃO JUCA" NA BARRA DOS COQUEIROS, SERVE PARA CRIAÇÃO DO MOSQUITO DA DENGUE. E AGORA PREFEITO?
A Barra dos Coqueiros, sempre se encontra na lista das cossas ruins que acontecem em Sergipe e dessa vez o assunto é mais grave.
Em um levantamento realizado mostra-se infelizmente o Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), dos 75 municípios sergipanos, mostra que o Município de Barra dos Coqueiros,  carrega enormes chances de ter uma epidemia de dengue. a triste cidade de Barra dos Coqueiros e mais 23 municípios se encontram infelizmente encabeçando o grupo de alto risco de infestação do mosquito responsável pela transmissão da dengue.
TANQUE DE CARRO PIPA ABANDONADO
Com as inúmeras lagoas que tem o Município e muitas ruas alagadas  com as ultimas chuvas que ocorreram no município e a chegada eminente do período de inverno os riscos aumentam ainda mais. Na área vizinho ao estádio de futebol os carros velhos colocados lá são ótimos esconderijos para os mosquitos da DENGUE,  nas ruas e quintais não é nada difícil ver lixo como latas, panelas velhas, pneus e vários outros objetos que acumulam água e podem ser focos do mosquito e na 
Alto Risco
Os 24 município que correm risco alto riscode ter uma epidemia de Dengue são: Malhador, Areia Branca, Tomar do Geru, Cristinápolis, Umbaúba, Itabaianinha, Boquim, Salgado, Lagarto, Simão Dias, Barra dos Coqueiros, Carmópolis, Maruim, Capela, Aquidabã, Cedro de São João, Nossa Senhora das Dores, Ribeirópolis, Pinhão, Carira, Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre de Sergipe, Frei Paulo e Porto da Folha.

Desses, o município de Barra dos Coqueiros aparecem em 11º lugar,  apesar de diversas propagandas feitas com  Outdoor pela cidade combatendo o mosquito da dengue. 

Segundo Sidney Sá, coordenadora do Núcleo de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde, o trabalho para a identificação e controle da Dengue não pode parar e os municípios são os responsáveis em reforçar as atividades de controle em áreas residenciais e o levantamento de todos os casos suspeitos que houver.

Em todo o Estado de Sergipe, de janeiro a abril de 2014, somente pela Brigada Itinerante, foram encontrados 59 mil criadouros do mosquito, sendo que 10 mil foram tratados e 49 mil eliminados. De janeiro até o dia 28 de março de 2014, foram notificados no estado 660 casos da doença, com 209 confirmações.

Ainda segundo o Núcleo de Endemias da SES, os 10 primeiros municípios sergipanos em ordem de notificação de casos de Dengue são: Aracaju (327 casos), Nossa Senhora do Socorro (62 casos), Itabaianinha (43 casos), Estância (34 casos), São Cristóvão (20 notificações), Lagarto (18 casos), Barra dos Coqueiros (17 casos), Gararu (13 casos), Umbaúba (10 casos) e Malhador (8 casos notificados).
Nas comunidades, os agentes de endemias reforçam as orientações para as principais medidas de prevenção: organizar os quintais ou pátios; manter de cabeça para baixo os baldes, as garrafas e outros tipos de recipientes. Limpar com frequência as paredes internas de lavanderias e tanques, com buchas ou escovas para evitar que os ovos do mosquito da dengue fiquem colados nas superfícies. Esses locais devem ser cobertos com telas de proteção, assim como ralos de água pluvial. Já os materiais como pneus e lonas devem ser guardados em locais protegidos da chuva.
ALTO risco de epidemia                ALTO risco de epidemia                MÉDIO risco de epidemia    BAIXO risco de epidemia
MalhadorCapelaAracajuEstância
Areia BrancaAquidabãPedrinhasItaporanga D'Ajuda
Tomar do GeruCedro de São JoãoTobias Barreto      Campo do Brito
CristinápolisNossa Senhora das DoresPoço Verde          Nossa Senhora do Socorro                              
UmbaúbaRibeirópolisLaranjeirasMoita Bonita
ItabaianinhaPinhãoItabaianaPIrambu
BoquimCariraRiachueloPoço Redondo
SalgadoNossa Senhora da Glória                      Rosário do CateteCanindé do São Francisco
LagartoMonte Alegre de SergipeJaparatuba
Simão DiasFrei PauloNeópolis
Barra dos CoqueirosPorto da FolhaPropriá
Carmópolis                                                                          
Maruim










http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2014/04/sergipe-tem-24-municipios-com-alto-risco-de-epidemia-de-dengue.html
tópicos: