quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

GILVALDO SILVA PARTICIPOU DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS - PROMOVIDO PELA UFS-SE

 
PRES. MUNICIPAL DO PTB, GIVALDO SILVA.
O Presidente Municipal da Executiva do PTB de Barra dos Coqueiros, Contabilista e estudante do Curso de Rádio e TV, Givaldo Henrique Silva,  participou durante todo dia e noite da ultima quarta-feira, 11 e , no Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), e no Museu da Gente Sergipana do Seminário Internacional de Mediação de Conflitos Mediação pela Paz e Justiça Social, promovido pela Universidade Federal de Sergipe (UFS/SE), sob a coordenação dos professores Luciana Aboim da Silva e Lucas Gonçalves da Silva. No turno da tarde e noite o evento prosseguiu no Museu da Gente Sergipana.
Professor Arivaldo Barreto, no seminário no TCE-SE
"O Seminário primeiro buscou a mediação pela paz e a resolução do conflito de uma forma em que as pessoas, por si próprias, auxiliadas por mediador capacitado, resolvam os seus conflitos de uma forma mais interessante do que é aquela forma pela conciliação, ou mesmo um juiz decidindo a situação, porque quando um juiz decide não são as partes que compõem. A mediação tem essa diferença", destacou o professor Lucas Gonçalves da Silva.
Uma das oficinas que compuseram a programação inicial do evento tratou do tema 'Aspectos práticos da mediação: o papel do mediador', com o professor Arivaldo Barreto.
O evento apresentou  para a sociedade sergipana a importância da postura do mediador numa mediação. promovendo a consciência  que o mediador é um elo entre as partes que tem que sempre ser imparcial, ser neutro, cada vez mais fortalecer as partes na discussão e não tomar o espaço de decisão", afirmou o professor Arivaldo.
Outras duas oficinas também fizeram parte das atividades no TCE: 'A mediação em Segurança Pública: o diálogo como instrumento de uma abordagem cidadã', com as professoras Daniela Lima Barreto e Joselita Lima Santos; e 'Bullying: a mediação como mecanismo de solução', com a professora Cristiane de Oliveira.
Lançamento
 
No turno da tarde, já no Museu da Gente Sergipana, o Seminário seguiu com mais explanações, culminando com o lançamento do livro: 'Mediação de Conflitos', da Editora Atlas, que teve como organizadora a professora Luciana Aboim. A obra oferece uma coletânea de artigos com estudos aprofundados sobre a mediação de conflitos, trazendo reflexões teóricas e análise de casos práticos.
Entre os colaboradores estava a coordenadora da Escola de Contas (Ecojan), professora Patrícia Verônica Nunes Carvalho Sobral de Souza, que assina o artigo intitulado 'É possível a mediação de conflitos em sede de tribunais de contas?'.
Além do Tribunal de Contas do Estado, também apoiaram o Seminário o Instituto Iberoamericano de Soluções Extrajudiciais (IBESE), a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), o Instituto Banese e o Museu da Gente Sergipana.
 
INFORMAÇÕES:http://tce-se.jusbrasil.com.br/noticias/112214922/tce-sedia-o-seminario-internacional-de-mediacao-de-conflitos-tribunal-de-contas-do-estado-de-sergipe-tce