domingo, 3 de novembro de 2013

SENADOR EDUARDO AMORIM E O DEPUTADO LAÊRCIO OLIVEIRA SOLICITAM SERVIÇO DE ALTA COMPLEXIDADE PARA SERGIPE

Procedimento de alta complexidade em implante coclear poderá ser instalado no Hospital São José

 
O Diário Oficial da União da última quinta-feira, 31, registro a portaria nº 1.213 do Ministério da Saúde (MS), que habilita o Hospital São José, em Aracaju, a realizar procedimento de Alta Complexidade em Implante Coclear. A publicação é fruto da audiência solicitada pelo senador Eduardo Amorim (PSC-SE) e pelo deputado federal Laércio Oliveira (SDD-SE), na última terça-feira, 29, ao secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior.
 
Os parlamentares na companhia do otorrinolaringologista sergipano, Jeferson D’ Ávila, reivindicaram ao Secretário do MS a criação de um centro de otorrinolaringologia no estado, antigo pleito dos profissionais da área e a implantação de um Centro de Implante Coclear, que deverá ser instalado no Hospital São José.
“Há um número considerável de pacientes na espera desse serviço, considerado de alta tecnologia, portanto de difícil acesso da população que necessita dos serviços do SUS”, explicou o senador ao dizer ainda que o implante estimula eletricamente as fibras nervosas remanescentes, permitindo a transmissão do sinal elétrico para o nervo auditivo, a fim de ser decodificado pelo córtex cerebral. 
 
Para o senador Eduardo Amorim a alta complexidade deve ser ampliada para a população carente, propiciar acesso a serviços qualificados, como o implante coclear. “Conhecemos essa realidade e a necessidade dessa atenção”, disse. O Ministério informa que o procedimento encontra-se relacionado na tabela do SUS, em sua maioria no Sistema de Informação Hospitalar do SUS, e estão também no Sistema de Informações Ambulatorial em pequena quantidade, mas com impacto financeiro extremamente alto, como é o caso dos procedimentos de diálise, da quimioterapia, da radioterapia e da hemoterapia.

Outras pautas

Preocupado com a demora do início das obras do Hospital do Câncer de Sergipe, o senador voltou a manifestar sua indignação. “Somos um dos poucos estados a não disponibilizar o serviço, também, especializado e enquanto isso muitas vidas são ceifadas”, informou Amorim direcionando a inércia ao governo estadual.
 
Outro assunto debatido foi a emenda de bancada do deputado Laércio Oliveira, que em comum acordo entre os dois parlamentares federais, será voltada integralmente para o Hospital Universitário (HU), especialmente para obras de reforma e ampliação da unidade de saúde.
O deputado estadual, Zezinho Guimarães, esteve presente na audiência a convite dos parlamentares.