quinta-feira, 13 de junho de 2013

CÃES E OUTROS ANIMAIS SOLTOS NAS RUAS DA BARRA, PODEM REPRESENTAR AMEAÇA PERIGOSA, E AUSÊNCIA DE CAMPANHAS CONTRA RAIVA E O CALAZAR TORNAM A SITUAÇÃO UM ALERTA!

CÃO SOLTO COM CALAZAR.
Praças, avenidas ruas de Barra dos Coqueiros, estão infestadas de animais são cachorros, gatos, cavalos  que transitam livremente pelas ruas do município.  Muitos destes que se encontram doentes colocando em risco a vida da população visto que doenças como calazar, raiva e entre outras podem ser adquiridas deste animais que deveriam ao invés de está soltos pelas vias se encontrarem em um local adequado para estes.
 
A visível a inoperância da Vigilância Sanitária, Setor de Zoonoses da cidade que atualmente não disponibiliza nem mesmo um numero para que a população solicite a carrocinha como é conhecido o serviço de coleta destes animais. Graves acidentes estão sendo registrados na cidade por conta deste animais soltos trafegando livremente pelo centro e bairros de Barra dos Coqueiros.
 
O cão é o melhor amigo do homem. O título já é milenar, mas há exceções. O grande número de cães abandonados pelas ruas da cidade – e a ausência de campanhas de vacinação contra raiva – tem preocupado a população Barra Coqueirense. Infelizmente, nestas condições, estes animais se tornam uma ameaça real para crianças, adultos e idosos.

“A raiva e a doença mais temida e a evolução da doença, tanto nos animais quanto no homem, se dá de forma rápida. Seus sintomas neurológicos são, por exemplo, falta de coordenação motora, ataxia, agressividade, entre outros. Após passar o período de incubação e iniciados os sinais clínicos, não há tratamento e a doença é invariavelmente fatal”, afirmar o Redator do Blog: Givaldo Silva.

 As autoridades precisam se conscientizar dos riscos que os cães abandonados estão causando à população, pois já podem ser considerados problemas de Saúde Pública, e alguma medida deve tomada imediatamente.
 
Preste Atenção Airton Martins, a população tá reclamando de tantos cachorros e animais soltos pelas ruas do município. O BLOG ABN não vem aqui fazer oposição, pois não foi criado para tal e sim para informar e defender a população, mas vem tentar fazer com que o atual prefeito resolva um problema que está colocando vidas em risco.
O Poder Público poderia formalizar, por exemplo, uma parceria com o curso de Veterinária da Faculdade PIO DECIMO, recolher estes animais, para serem assistidos pelo Hospital-Escola Veterinário. Os cães receberiam cuidados necessários até que alguém decidisse adotá-los. Dessa forma, seria uma forma humana de cuidar dos animais, que deixariam de ser um risco à população.
Quando somos mordidos ou arranhados por animais, devemos:

1°) Lavar o ferimento com água e sabão e usar um desinfetante;

2°) procurar, logo em seguida, um médico ou um hospital;

3°) Localizar o proprietário do animal

4°) não matar o animal, mas observá-lo pelo período de 10 (dez) dias. Se houver alteração em sua saúde, consultar