terça-feira, 23 de abril de 2013

PARA A BARRA DOS COQUEIROS QUAIS AS PROBABILIDADES PARA DESENVOLVER 0 TURISMO NO MUNICIPIO?


PONTE ARACAJU X BARRA DOS COQUEIROS, A ENTRADA DO TURISMO.
A organização é a chave imprescindível para o processo de gestão na Barra dos Coqueiros, bem como a fiscalização e a qualificação técnica para formação de capital humano envolvido no processo de desenvolvimento local sustentável. O que se observa na barra, é a falta de projetos e a dificuldade na captação de recursos para projetos na área da saúde, educação, urbanização da cidade, entre outros, além de dificuldades na promoção da melhoria na qualidade vida das comunidades locais. Ressalta-se que um dos grandes problemas da gestão municipal é a falta de planejamento das ações locais, aliados ao baixo índice de qualificação técnica de funcionários e falta de articulação com o setor privado, devido à baixa capacidade de organização social.
Outro aspecto aferido é que as prefeitura municipal apresentam um coeficiente bastante representativo de cargos em comissão, o que gera uma dinâmica intensa na mudança do quadro técnico, implicando a descontinuidade de ações que quase sempre resulta em perda de informações. As propostas de fortalecimento da gestão para a área do turismo precisam estar aliadas com as políticas de ordenamento do território que, fundamentalmente, promova a interação do ser humano com o meio natural onde vive, através do planejamento das ocupações, potencialização e aproveitamento das infraestruturas existentes.
Os planos, programas e projetos, para serem eficazes, têm que abranger a diversas escalas de análise, dependendo da efetividade da coerência dos mesmos.
Quanto à análise sobre as unidade administrativa de meio ambiente e turismo, nas esfera municipal, observa-se que o município que possuem suas leis regulamentadas e com conselhos instituídos e não  atuantes, ainda que a maioria dos Conselhos de Meio Ambiente e do Conselho de Turismo. A maior problemática está na falta de regulamentação destes; por isso na nossa  avaliação do fortalecimento institucional, não apresentam avanços na sua matriz organizacional.
A Barra dos Coqueiros reflete, em parte, além da fragilidade administrativa, carências de investimento e rigorosidade na aplicação e fiscalização de leis. Torna-se necessário um investimento na organização e qualificação de capital humano, fortalecimento do Conselho Municipal de Meio Ambiente na revisão de seus regimentos, regulamentação dos Fundos Municipais. Criação efetiva do Conselho Municipal de Turismo são instrumentos de planejamento fundamentais no processo de planejamento turístico. Outro aspecto a se considerar é o fomento da organização da sociedade civil, no sentido de inseri-la no processo de planejamento e gestão, tornando-a protagonista e promovendo, desta forma, sustentabilidade das ações no Município.
Então, cabe a pergunta: quais as probabilidades de desenvolvimento do turismo na Cidade de Barra dos Coqueiros? Neste momento, parece algo improvável
.