domingo, 24 de fevereiro de 2013

SECRETÁRIO DE SAÚDE ACIONA OS SERVIÇOS DE RECOLHIMENTO DE ANIMAIS SOLTOS EM VIAS PÚBLICAS E JÁ ESTÁ EM AÇÃO NA BARRA DOS COQUEIROS. SERÁ QUE VAI FUNCIONAR!

Após algum tempo sem ter uma ação enérgica e de  onde alojar animais de maneira adequada, e sempre ser um problema crônico em Barra dos Coqueiros, os animais apreendidos pelas ruas da cidade já têm um local apropriado para serem colocados. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e a VISA  setor subordinado à Secretária Municipal de Saúde, conta agora com uma parceria e uma equipe  responsável pela apreensão e guarda de animais de médio e grande porte.
Para a administração, vai ser uma grande luta para tentar estabelecer este serviço, que sempre foi mal feito ou simplesmente não era realizado; além disto, causava inúmeros problemas com o Ministério Público, com a Polícia Militar e até mesmo com a Vigilância Sanitária.
O perigo de acidentes automobilísticos, além de outros inúmeros transtornos que os animais soltos nas ruas causam, é mais recorrente do que se imagina. Conjuntos como Prisco Viana, Moisés Gomes, Hildete Falcão, loteamentos: Olima, Marivan e adjacências, Atalaia nova e nas rodovias e avenidas da cidade,  são locais que registram o maior número de ocorrências de apreensão de bovinos e equinos.
Com certeza, os proprietários cujos animais forem apreendidos em vias públicas poderão vir a ser penalizados por meio de multas, além de serem enquadrados de acordo com a Lei Municipal.
Quando o animal causa acidentes automobilísticos, ele nunca tem dono. Quando é apreendido sempre aparecem inúmeras pessoas reclamando a sua posse. Inclusive, já estão ocorrendo algumas capturas devido ao perigo que estes animais de grande
porte oferecem soltos nas ruas/ Essa ação foi constatada pelo Blogueiro Givaldo Silva, que por diversas vezes denunciou a existencia de animais soltos nas vias públicas.
Responsabilidade de todos

O SEC. JOACIR SOUZA

Secretário Municipal de Saúde, Médico Veterinário,  Joacir Souza,   entende ser importante a participação de toda a população e dos protetores de animais que queiram ajudar, para que a Secretaria possa desenvolver um trabalho de suma importância para Barra dos Coqueiros, minimizando assim a transmissão de zoonoses e de acidentes.
Como proceder?

Para acionar o serviço de recolhimento de animais (bovinos ou eqüinos) ou obter informações, basta ligar para a Vigilância Sanitária do Municipio.  Um telefone pode ser acionado para denunciar casos de animais soltos. (9962-1463),
OS SERVIÇOS CONTA COM O APOIO DA CPRV, SMTT.