quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

MAIS CARGOS EM COMISSÃO: BARRA DOS COQUEIROS NA CONTRAMÃO DA HISTÓRIA. "OS PARAQUEDISTAS"

OS PARAQUEDISTAS DO PODER DA BARRA DOS COQUEIROS.

O Prefeito do Município da Barra dos Coqueiros - SE,  está, neste exato momento, na contramão desta história. A pretexto de se implantar uma Sub-Prefeitura na Atalaia Nova. e os Secretários Adjuntos, para fiscalizar os Secretários, o prefeito quer criar, além dos 25 cargos de Secretários, mais dezenas de secretários adjuntos, mais outros centenas de cargos de livre nomeação, sem concurso público, para chefia e assessoramento das atividades permanentes da administração pública de Barra dos Coqueiros.

Quanto mais cargos em comissão, mais fragilidade da administração pública frente aos interesses e trocas de favores políticos.

Esta é uma observação técnica uníssona entre juristas, cientistas políticos, e administradores públicos. Com cargos em comissão, de livre nomeação e exoneração pelo chefe do Executivo, se tem o “instrumento” mais “limpo” da troca de favores políticos entre o Executivo e a sua base no Legislativo. Ou será porque que os partidos querem tanto uma secretaria ou diretoria, nas prefeituras, uma região administrativa aqui, outra ali, uma sub-prefeitura aqui, e por ai vai? Para preencher com seus indicados políticos as dezenas , os centenas de cargos públicos, que não dependem de concurso público para serem preenchidos por seus apadrinhados.

A criação de mais cargos em comissão vai, nos dias de hoje, na contramão da história da boa administração pública. Ninguém pode se dizer moderno quando cria mais cargos em comissão na estrutura da administração pública. Criar cargos em comissão é o que mais arcaico em matéria de feudos políticos na máquina administrativa. E, ao que parece, a prefeitura da Barra dos Coqueiros  ainda está nessa…